Vírus da Dengue:

O vírus da dengue é uma grande ameaça à saúde pública nos paíseis tropicais e se tornou muito popular devido às recorrentes epidemias da doença que ocorrem no país desde 1986, atingindo principalmente o Rio de Janeiro e algumas capitais da região Nordeste.

A doença é transmitida através da picada do mosquito e então as pessoas acometidas sofrem de sintomas como febre, dores no corpo, dores de cabeça e manchas na pele.

O vírus é pequeno e contem uma unica fita de Rna como seu genoma, que codifica para dez proteínas. Três delas são estruturais e formam a capa do vírus. Aqui no vídeo atraves de uma reconstrução em 3d pode ser observada a proteína estrutural mais externa, chamada de proteína do envelope, que tem como função aderir à superfície celular e dar inicio ao processo de infecção.

Dois tipos de proteínas ocorrem em membranas: com domínios de helices ou as com barris beta. Essas estruturas escondem os grupos polares e o seu exterior é hidrofobico para ajudá-las a se acomodar entre as cadeias alifáticas da membrana. Na glicoproteina o dominio barril beta é o predominante como pode ser visto.

 

Baixe o Vídeo em Alta Resolução

Ajude a divulgar, compartilhe: