Polaridade das Moléculas:

O fato de as moléculas apresentarem ligações polares faz com que estas também possam ser polares. O deslocamento da densidade eletrônica, criando uma separação de cargas (formação de um dipolo elétrico, tem efeito significativo nas propriedades físicas e químicas das moléculas. No entento, nem toda molécula que apresenta ligação polares é apolar, pois é possível que haja uma compensação de cargas e, no balanço geral, elas se anulam, fazendo com que a molécula como um todo seja apolar.

A natureza polar e a capacidade de formar ligações de hidrogênio, tornam a água um solvente capaz de dissolver várias substâncias polares e iônicas. A água consegue dissolver sais como cloreto de sódio por solvatação dos íons sódio e cloro, quebrando a rede cristalina.

Nesse vídeo, podemos observar como os átomos de hidrogênio das moléculas de água se orientam em relação aos cátions (que são íons positivos e estão representados como esferas azuis, e aos ânions (que são íons negativos e estão representados como esferas verdes).

Bibliografia:

Química Geral - Fundamentos;

Editora: Pearson Prentice Hall;

Autores: Daltamir Justino & J.C. de A. Bianchi

 

Baixe o Vídeo em Alta Resolução

Ajude a divulgar, compartilhe: